Os catarinenses serão incentivados, por meio de uma campanha da Celesc, a realizar redução voluntária do consumo de energia elétrica. Segundo o presidente da empresa, Cleverson Siewert, as peças publicitárias estão prontas e o lançamento será dia 10 ou 15 de dezembro.
– Vamos propor racionalização voluntária. Um racionamento de energia com metas só pode ser definido pelo órgão regulador do sistema elétrico nacional. Em 2001, quando teve racionamento compulsório em outras regiões do país, aqui conseguimos economizar quase 8% de forma espontânea. É importante, acho que a gente pode reduzir o consumo em 3%, 4% ou 5% – afirmou Siewert.

Segundo ele, o ponto principal é o custo da energia. Com cada vez menos chuva, cresce o despacho de geração térmica, que é mais cara. O consumo racional é um ponto para trabalhar com participação da sociedade civil. As pessoas podem fazer gestão do uso do insumo sem restrições que impõem sacrifícios. Outra forma que empresas ou pessoas podem participar é instalando miniusinas solares ou eólicas para consumo próprio e vender o excedente para a Celesc. Conforme Siewert, ainda são poucas essas iniciativas.
A racionalização é positiva para os consumidores. De acorco com Siewert, a Celesc faz contratos por 30 anos, mas quando o consumo sobe, ela compra energia que está disponível. Como não há sobra de energia hídrica, a empresa tem que pegar de térmicas, que é mais cara. Ele explica que o beneficiado com o uso consciente é o consumidor. A empresa é uma mera repassadora. Ela ganha com a gestão da parcela B que inclui despesas com pessoal, materiais, operação e custo de capital.
O Estado sofre com o elevado custo de geração térmica há dois anos. De setembro de 2012 a agosto de 2013, a despesa extra ficou em R$ 590 milhões. No período seguinte, de setembro de 2013 a agosto de 2014, somou cerca de R$ 450 milhões porque o governo federal diluiu os custos de outra forma.

Mais energia aos turistas
Para a próxima temporada de verão, a Celesc ampliou em 10% a capacidade de distribuição de energia a Florianópolis. Essa expansão, segundo o presidente da estatal, Cleverson Siewert, é acima do que foi registrado na temporada passada, quando a Ilha de SC registrou alta de 20% no consumo de energia em janeiro e fevereiro. O investimento foi baseado numa expectativa de acréscimo de 10% a 15% no número de turistas. Em SC, o consumo de energia cresceu 15% no último verão.

Via Clic RBS – Blog Estela Benetti