As crises econômicas aceleram o processo de criação e de pesquisa em busca de metodologias que viabilizem a execução dos trabalhos com mais rapidez, perfeição e menor custo. A eficiência e a eficácia são irmãs siamesas que devem estar presentes para solucionar ou minimizar os problemas em quaisquer setores. Na iniciativa privada, devido à autonomia na tomada de decisões, as coisas acontecem com maior velocidade, diferente na administração pública que, devido às normativas, a burocracia e a hierarquia tendem a levar mais tempo. Por vezes, em mudanças de gestão, tornam-se ainda mais lentas ou sequer acontecem.
Mas nem tudo é tão moroso. E, quando ocorrem, dá-se a devida publicidade. Ontem mesmo, 24 servidores do Iprev – Instituto de Previdência do Estado – receberam das mãos do secretário adjunto da Fazenda, auditor fiscal Renato Dias Marques de Lacerda, os certificados pela participação no curso Gerenciamento de Processo de Negócio, ministrado pela contadora da Fazenda, Alexandra Dias Furtado. Foram 84 horas/aula que os servidores se debruçaram a analisar os processos que tratam da concessão de benefícios de pensão e aposentadoria. E fizeram mais: apresentaram aos gestores do Iprev o redesenho focado na automação de processos e nos serviços digitais.
Há que se ressaltar outros fatores preponderantes, como o envelhecimento do quadro, o projeto de Reforma da Previdência e, pela escassez de recursos, a inviabilidade de reposição do quadro, via concurso público, tornando-se premente a continuidade desse processo. Aguarda-se para o segundo semestre a capacitação para outros agentes públicos.

Vantagens da capacitação
Os gestores do Iprev começam a avaliar o investimento de seus servidores na capacitação. A previsão é que até dezembro a economia potencial gerada seja de R$ 20 milhões. Da mesma forma quando se trata do tempo de espera, onde se presume que o tempo de atendimento poderá sofrer redução em até 90%. Em contrapartida, aumentando a qualidade dos serviços. Outro ponto a considerar é a diminuição de 70%, em média, das tarefas humanas. Vale a pena ousar e investir nesse ambicioso projeto de capacitação de governança.

Gestão competente
A administração pública tem sido constantemente colocada à prova devido a erros cometidos nas indicações de pessoas para exercer funções públicas de alta responsabilidade e complexidade sem a análise prévia do seu potencial, do conhecimento e da vivência. O viés político partidário tem sido a moeda de avaliação e de aprovação. Os resultados, na maioria catastróficos, estão estampados por aí. Serviços básicos de saúde não sendo atendidos pelo fato de fornecedores não entregarem os produtos por falta de pagamentos; servidores desmotivados deixando a desejar no tocante ao atendimento por salários atrasados; população injuriada pela demora ou o não atendimento dos seus pleitos, gerando assim um círculo vicioso.

Rede de Escola
Nesse contexto é que entram as escolas vinculadas às instituições governamentais que trabalham com capacitação, desenvolvimento e formação de pessoas. Ontem e hoje participamos, na cidade do Rio de Janeiro, do Encontro Internacional de Rede de Escolas de Governo, promovido pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e Escola Nacional de Administração Pública – Enap. E o tema central do encontro abordou os “Desafios no campo da administração pública: ensino, profissionalização e pesquisa”, abrilhantado com ideias e cases de sucesso de palestrantes nacionais e internacionais. A oportunidade serviu como palco para comemoração dos 50ª aniversário da revista de Administração da FGV.

Refletindo

“A nossa preocupação é com a sucessão em todos os níveis, porque uma pessoa que não tem sucessor não pode ser promovida ou não pode ir para outra área da empresa”. José Galló, sobre a sucessão nas Lojas Renner. Uma ótima semana!

Via Coluna Fisco e Cidadania – Por Pedro Herminio Maria