boeltim 1024x723 1

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) lançou nesta segunda-feira, 12, a última edição do ano do Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais de Santa Catarina. O material do mês de dezembro traz como destaque o desempenho da atividade econômica em Santa Catarina para os quatro trimestres terminados em setembro de 2022, em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores, período em que a economia estadual teve crescimento de 2,2%. A variação ficou abaixo dos 2,7% estimados para os quatro trimestres encerrados em junho.

Comércio Exterior

No estado, o setor exportador se beneficiou com o bom desempenho dos segmentos de frango, papel e celulose, madeiras, motores e peças. Já os embarques de suínos retraíram devido a menor demanda da China. E os de soja tiveram disponibilidade reduzida devido à queda na produção. Houve expressiva alta nas vendas para os EUA, Argentina, Chile, México e Japão, as quais compensam a retração do mercado chinês.

Já o valor das importações, via portos catarinenses, cresceu 19,7% nos quatro trimestres até setembro, demonstrando também uma tendência de desaceleração. O setor repetiu mais um recorde no valor dos desembarques em 2022.

Emprego

Em 12 meses até setembro foram gerados 114,2 mil novos postos formais no Estado. Ao longo desse ano (até outubro) o setor de Serviços liderou em contratações líquidas 52,2% do total, seguido pela Indústria (23,4%), Construção (13,7%) e Comércio (10,4%).

A taxa de desocupação no estado no terceiro trimestre estava em 3,8%, mantendo-se a menor do País. Na comparação com o terceiro trimestre de 2021, o contingente de desocupados teve redução de 53 mil pessoas.

Receitas Tributárias

As receitas tributárias estaduais atingiram valores recordes, sustentadas pelo crescimento da economia, mas principalmente, pela elevação dos preços de importantes fontes de arrecadação. E contribuíram para a geração de superávits nas contas públicas, assim como para a alavancagem dos investimentos.

Confira mais detalhes do Boletim Econômico-Fiscais aqui: https://www.sde.sc.gov.br/index.php/biblioteca/boletim/boletim-2022/2653-boletim-dezembro-2022/file

Via Governo do Estado de SC