economia catarinense avanca em 2019 20191025 1793062893

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) divulga o Boletim de Indicadores Econômico Fiscais do mês de janeiro, que traz toda uma análise do desenvolvimento em 2020 e uma perspectiva para 2021.O documento mostra ainda que Santa Catarina se destaca no cenário nacional com os melhores resultados, apesar da retração no país ocasionada pela pandemia da Covid19. O Estado é o que mais gerou postos de trabalho formais de trabalho no ano passado.

Apesar dos principais bancos e instituições nacionais e internacionais apontarem uma expectativa de queda de 4.7% para o PIB brasileiro em 2020, a economia catarinense mostrou uma recuperação rápida e fechou o ano se diferenciando entre os demais estados. Estimativas apontam para uma retração próxima de 2%, sendo consideravelmente menor que a média nacional.

O economista da SDE, Paulo Zoldan, avalia que a estimativa para 2021 depende ainda de vários fatores, como as questões políticas, o mercado internacional e o impacto no Brasil e as medidas econômicas estaduais.

“Os desafios são grandes. Mas, ao mesmo tempo, a crise traz grandes oportunidades. Para aproveitá-las parece fundamental que famílias, empresas e governos organizem finanças, racionalizem despesas e priorizem gastos focando naquilo que é essencial para seu desenvolvimento. Reduz-se assim uma possível vulnerabilidade diante de reveses”, conclui o economista.

Os números e as análises podem ser observados nesta edição de Janeiro do Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais da SDE, clique aqui para saber mais.

 

Via Governo do Estado de SC