balanco cidadao

Elaborado com o objetivo de facilitar o entendimento das pessoas sobre os dados econômicos e sociais do Estado, o Balanço Cidadão 2021 do governo catarinense acaba de ser publicado. Ele consiste numa versão simplificada do Balanço Geral do Estado e apresenta informações de forma acessível e didática. Informa que em 2021, SC teve receita total de R$ 47,8 bilhões, usada para despesas do governo e demais órgãos do Estado, incluindo a parte dos municípios.

Ele aborda o desempenho financeiro, contábil e orçamentário do Estado. Foi produzido pela Diretoria de Contabilidade e Informações Fiscais (DCIF) da Secretaria de Estado da Fazenda. Segundo a gerente de Prestação de Contas do governo, Rosângela Della Vechia, a cada ano é feito um esforço para deixar os dados mais transparentes, mais claros para os leitores. Os desenhos consistem numa das estratégias.

Mas para este ano, tem uma novidade maior. O Balanço Cidadão 2021ganhou um glossário, isto é, uma série de informações para explicar os termos técnicos, principalmente de contabilidade e economia, que constam no balanço geral normal. Segundo ela, são elementos que ampliam a acessibilidade e compreensão das informações.

O presidente Sindaf SC, sindicato que representa os auditores estaduais de finanças públicas, Sandro Medeiros Alves, afirma que o trabalho da entidade não se restringe à gestão de recursos. Inclui o Balanço Cidadão para que as informações sejam apresentadas de forma transparente para os catarinenses.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti