whatsapp image 2021 11 10 at 17.36.13 4

A programação reúne 14 filiados em Florianópolis e vai de quarta (10) a sexta-feira (12)

Voltado aos filiados do Sindifisco/SC, teve início nesta quarta-feira (10) o seminário “Histórias de vida e trajetória socioeconômica: a relação com o dinheiro”. Ministrado pela professora e doutora em psicologia Vera Regina Roesler, o objetivo da programação é propiciar um espaço de reflexão sobre educação financeira. Entre os tópicos abordados durante os três dias de curso, destaque para a relação do sujeito com seus bens/dinheiro e os mecanismos de defesa individuais e coletivos frente às possibilidades e dificuldades nessa relação. Em outro momento, os participantes também vão abordar as contradições e ambiguidades na experimentação psicológica de ganhar, gastar, economizar, endividar-se, correr riscos e investir.

O seminário iniciou nesta quarta-feira (10) e conta com a participação de 14 filiados de todo o Estado. As atividades ocorrem na Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Santa Catarina (Affesc), em Florianópolis, e vão até sexta-feira (12). “O curso, além de abordar as questões funcionais da carreira, também nos prepara e auxilia em momentos como o que atravessamos agora, com instabilidade econômica e política”, disse a diretora de Projetos Especiais e Ações Sociais do Sindifisco/SC, auditora fiscal Rosimeire Celestino Rosa, que representou o presidente José Antônio Farenzena na abertura no início da tarde desta quarta-feira.

Este é o segundo encontro promovido pelo Sindifisco – a primeira etapa “Histórias de vida: desafios e possibilidades pós-trabalho” foi realizada em setembro de 2021.

Metodologia – Utilizada a abordagem da Psicossociologia, na perspectiva da corrente francesa, com exercícios práticos de resgate da trajetória socioeconômica e profissional, projeto parental, árvore genealógica e contexto psicossocial em que os sujeitos desenvolveram sua carreira e demais relações (familiares, sociais, econômico-financeiras etc.).

Pandemia – Em respeito às normas sanitárias, a diretoria do Sindifisco/SC tomou uma série de cuidados para a realização do curso. Os participantes tiveram que comprovar que estão totalmente imunizados contra a Covid-19. Em sala de aula ou mesmo durante qualquer outra atividade, os auditores fiscais têm de manter o distanciamento, usar máscara e higienizar as mãos.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO SINDIFISCO/SC