curso

Promovido pelo Sindifisco/SC, teve início nesta terça-feira (18) o curso Finanças Pessoais, realizado pelo Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais (Nufipec). No total, 55 auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC) devem participar das aulas, que são divididas em quatro módulos, com período de quatro horas cada. O curso online terá continuidade nos dias 20, 25 e 27 de outubro e tem como objetivo abordar a Educação Financeira, como investimentos em renda fixa e variável, além de apresentar as tecnologias disponíveis para a organização financeira.

Metodologia – As aulas de Finanças Pessoais serão ministradas pelas professoras-doutoras da UFSC Ani Caroline Potrich,  Ana Luiza Paraboni, Eduardo Lannes e Arthur Pasetti.

Professora-adjunta no Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ani Caroline Potrich é mestre e doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria com pesquisas na área da educação e alfabetização financeira. Coordena o Nufipec da UFSC. Representa o Estado de Santa Catarina na Rede Nacional de Educação Financeira e coordena a regional de SC na Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF). Coordena ainda o Laboratório de Inovação, Negócios e Cocriação (LINC Business), que faz parte do programa Startups Humanas Inteligentes Inovadoras e Sustentáveis (iShis) da Secretaria de Inovação da UFSC. Tem experiência na área de Administração Financeira, com ênfase em Finanças Pessoais e Comportamentais, tendo como temas principais de atuação a educação e alfabetização financeira.

Professora-adjunta no Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ana Luiza Paraboni atua em disciplinas como Administração Financeira I e II e Planejamento Financeiro e Orçamentário. Atuou como professora na área de gestão empresarial no Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis/Continente. Doutora e mestre em Administração pela UFSC com ênfase em Finanças Comportamentais e graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Nufipec, possui experiência na área de Administração Financeira, com ênfase em Finanças Pessoais e Comportamentais, tendo como temas principais de pesquisa educação financeira e vieses cognitivos. Ministrante de cursos na área de finanças pessoais, investimentos e economia comportamental.

Eduardo Lannes é economista graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e pós graduado em Relações Internacionais pelo IBMEC. Experiência em grandes instituições financeiras como Banco Santander e Banco do Brasil. Foi responsável pela estruturação da Float Investimentos e atualmente atua como Investment Advisor no BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina com mais de R$ 1 trilhão sob gestão. Membro do Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais (NUFIPEC). Possui as certificações financeiras de especialista em investimentos – CEA emitida pela ANBIMA e a certificação internacional de planejamento financeiro – Certified financial planner – CFP®️

Arthur Pasetti é empresário no ramo de Infoprodutos e Co-produtor. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com trabalho e pesquisa voltado ao mercado de investimentos. Especialista em Milhas Aéreas e membro do Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais (NUFIPEC). Atuou como bancário durante três anos na Cooperativa Sicoob Maxicredito e atualmente ministra cursos e treinamentos voltados para os temas: milhas aéreas e investimentos.

Assessoria de Comunicação Sindifisco