Workshop que será realizado de quarta a sexta-feira, no auditório do Trompowsky Corporate, junto ao Sindifisco-SC, contará com a presença de auditores fiscais de diversos estados e da Receita Federal

Durante três dias, entre quarta e sexta-feira (5 a 7), auditores fiscais das secretarias da Fazenda de diversos estados brasileiros e da Receita Federal estarão participando do workshop “Novas Práticas no Combate à Sonegação Fiscal com a Utilização de Novas Tecnologias”, que será realizado no auditório do Trompowsky Corporate, junto ao Sindifisco-SC, em Florianópolis. Dentre os temas em debate, o auditor fiscal Luiz Carlos Feitoza, coordenador do G-Plan, Grupo de Planejamento de Fiscalização da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, vai falar sobre a Operação Concorrência Leal, que deve ser deflagrada no próximo mês no Estado.

Na quarta-feira, 5, o workshop centraliza os debates sobre “Boas práticas relacionadas ao Simples Nacional” e abre às 9h com a palestra “Cálculo e lavratura de auto de infração em lote”, com Márcio Maciel de Moraes, assessor especial do Simples Nacional da Secretaria da Fazenda de Alagoas. Às 10h30min, Myrian Borba Prazim gerente do segmento econômico Microempresa da Secretaria da Fazenda de Pernambuco, fala sobre “Monitoramento com o Qlik Sense”. Ainda no final da manhã (11h15min) e no início da tarde (14h), o auditor fiscal catarinense Luiz Carlos Feitoza fala, respectivamente, sobre “Lavratura de auto de infração em lote – defesa prévia e contencioso” e “Santa Catarina – Operação Concorrência Leal”. Na última palestra do primeiro dia, às 16h45min, o auditor fiscal da Receita Federal, Pedro de Souza Menezes Bastos, explica aspectos do “Sistema Alerta do Simples Nacional”.

O segundo dia do workshop, na quinta, dia 6, será dedicado às “Boas práticas relacionadas às empresas não optantes (regime normal, ordinário, RPS, etc.)”, e abre às 9h com o tema “Modelo de Fiscalização Massiva”, apresentado pelo auditor da Gerência de Planejamento de Ação Fiscal da Secretaria da Fazenda do Maranhão, Jorge Castro. Às 10h15min e às 10h45min, os auditores da Secretaria da Fazenda da Bahia, César Furquim e Álvaro Baia, falam, respectivamente, sobre “Monitoramento on-line” e “Lote Fiscal e Google de mercadoria fiscal”. Às 14h, o auditor fiscal catarinense e subcoordenador do Gessimples, Júlio César Narciso, fala sobre “Radar – Controles Inteligentes”. O segundo dia encerra com a palestra, às 15h45min, do auditor fiscal da Receita Federal, Jordão Nóbrega da Silva Junior, sobre “Fiscalização de Alta Performance com a utilização do sistema Contágil – avanços da Malha PJ na RFB”.

Na manhã de sexta-feira, dia 7, o workshop encerra com a consolidação dos assuntos debatidos e a busca de soluções conjuntas para harmonizar os controles entre os fiscos estaduais e a Receita Federal.

O quê:
workshop “Novas Práticas no Combate à Sonegação Fiscal com a Utilização de Novas Tecnologias”;
Quando: de 5 a 7 de julho;
Local: auditório do Trompowsky Corporate;
Endereço: Avenida Trompowsky, 291 – Centro, Florianópolis.

Evento restrito a convidados.