A economia brasileira ficou praticamente estável em setembro, em resultado bem mais fraco do que o esperado, mas ainda assim terminou o terceiro trimestre com expansão, de acordo com dados do Banco Central.

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do BC) registrou variação positiva de 0,05% em setembro na comparação com o mês anterior, de acordo com o dado dessazonalizado do indicador que é um sinalizador do PIB (Produto Interno Bruto).

O resultado volta a ficar no azul depois de ter contraído em agosto 1,13%, em dado que não foi revisado pelo BC, mas ficou bem abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,20%.

Ainda assim, o IBC-Br terminou o terceiro trimestre com crescimento de 1,36% em relação aos três meses anteriores, depois de uma expansão de 0,69% no segundo trimestre.

O IBGE divulgará os dados oficiais do PIB do terceiro trimestre no dia 1 de dezembro, depois de informar que a economia teve no segundo trimestre crescimento de 1,2%.

Na comparação com setembro do ano anterior, o IBC-Br teve alta de 4,00%, enquanto no acumulado em 12 meses passou a um avanço de 2,34%, de acordo com números observados.

Em setembro, a produção industrial brasileira voltou a cair, a uma taxa de 0,7%, e encerrou o terceiro trimestre com perda de ritmo.

Por outro lado, as vendas no varejo do Brasil cresceram bem mais do que o esperado no mês, 1,1%, mas ainda assim encerraram o terceiro trimestre com perdas.

Já o setor de serviços, principal motor da economia brasileira, viu o volume aumentar pela quinta vez seguida em setembro e acima do esperado, atingindo o melhor nível da série histórica iniciada em 2011.

No entanto, a expectativa para o final deste ano é de enfraquecimento da economia, mesmo diante de estímulos fiscais, conforme os efeitos defasados do forte aperto monetário adotado pelo Banco Central começam a aparecer.

(Reuters)

Via Folha de São Paulo