capturar 5

Santa Catarina fechou o mês de janeiro com crescimento de 4,8% no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC) frente ao mês anterior, na série livre de efeitos sazonais. O indicador é apurado pelo Banco Central é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). No acumulado dos últimos 12 meses, o Estado cresceu 6,5% e ficou em terceiro lugar. Frente a janeiro de 2021, revê alta de 1,9%.

Os principais dados considerados pelo BC nessa estimativa são as pesquisas mensais do IBGE. Segundo esses levantamentos, em janeiro a produção industrial do Estado cresceu 0,9% em relação a dezembro, na série com ajustes sazonais. O comércio teve alta de 0,1% e os serviços recuaram 1,7% nessa mesma comparação.

O acompanhamento mensal do IBCR-SC é feito pelo Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias de Santa Catarina. Os técnicos da instituição observaram que a indústria metalúrgica registrou a maior alta em janeiro frente a dezembro, de 29,6%, e os setores de construção e confecções também tiveram bom desempenho. A agropecuária, com as contratações temporárias para colheita, também ajudou.

Além de SC, que ficou em primeiro lugar, tiveram resultado positivo em janeiro frente a dezembro no IBCR, também, o Espírito Santo, que cresceu 2,8%; o Rio Grande do Sul teve 0,3%; o Paraná 0.2%; e o Rio de Janeiro, 0,1%. No acumulado do ano passado, o RS liderou a alta do IBCR com 7,8%, seguido pelo Espírito Santo com 6,7% e SC por 6,5%. A média brasileira do IBC-Br foi um recuo de 1%, ficou estável frente a janeiro de 2021 e cresceu 4,7% nos últimos 12 meses.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti