centro de joinville patrick rodrigues 0

Com variação baixa, mas constante. Foi assim o crescimento econômico acumulado de Santa Catarina de janeiro a julho deste ano, segundo o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC), calculado pelo Banco Central (BC) e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O resultado ficou levemente abaixo do nacional, que acumulou alta de 2,5% no mesmo período. Em julho frente ao mês anterior, SC cresceu 0,6%, a sétima alta consecutiva.

Segundo o Observatório Fiesc, instituição da federação das indústrias que acompanha esse indicador, com essa variação a atividade econômica do Estado está 8,1% acima da registrada antes da pandemia.

A variação foi puxada principalmente pelo setor de serviços, e o destaque foi o grupo de serviços para as famílias, que avançou 11,8% frente ao período pré-pandemia. A média nacional desse grupo está 6% acima da média pré-pandemia.

O IBCR-SC é calculado com base nas variações das atividades de serviços, comércio e indústria no período. Este ano, o varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, cresceu até julho 3,1%, os serviços avançaram 4,6% e a indústria teve retração de -4,2%.

O crescimento da economia brasileira acima do esperado este ano está permitindo melhor desempenho da indústria nos últimos meses. A atividade econômica catarinense está com variação próxima da nacional este ano, após se destacar em 2021, quando cresceu 6,4%, acima da média nacional que ficou em 4,5%.