O Índice de Atividade Econômica Regional de Santa Catarina (IBCr-SC), calculado pelo Banco Central do Brasil e considerado como uma prévia do PIB, caiu 0,35% na passagem de outubro para novembro. No Brasil, houve avanço de 0,18% nesse comparativo. Quando comparada com novembro de 2018, a atividade econômica de Santa Catarina caiu 3,78%. Os números do BC ainda mostram que, no acumulado do ano, o indicador registrou uma expansão de 2,21% no Estado. No cenário nacional, a variação de janeiro a novembro de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior foi de 0,95%, na série sem ajustes sazonais.

O orgulho do governo e de lideranças empresariais catarinenses, ao ostentar, reiteradamente que somos uma ilha de prosperidade em meio à turbulência macroeconômica generalizada dos últimos quatro anos, ainda se justifica?

Sim, se o olhar percorrer os mais variados aspectos socioeconômicos mais abrangentes, e não apenas o número frio derivado de negócios e consumo. De todo modo, como vemos nos dados apresentados pelo BC, poucos Estados melhoraram sua performance. Isso significa dizer que a queda do mês também ocorreu em outros seis Estados do Brasil, sendo a maior delas no Paraná, onde o recuo chegou a 1,73%, seguido de Minas Gerais (-) 0,87%); e São Paulo (-) 0,78%), que também tiveram quedas significativas.

Entre as regiões, os números do Banco Central destacam, positivamente, no mês, o crescimento do Nordeste: 0,36%. No ano, todas as regiões apresentam variação positiva, sendo que os melhores desempenhos estão no Norte (+) 4,62% e Centro-Oeste (+) 2,59%.

Entre os Estados, o desempenho catarinense,no ano, cai para quarta colocação, atrás do Amazonas, São Paulo e Goiás

Via NSCTotal – Coluna Claudio Loetz