zeca farenzena

A economia de Santa Catarina é considerada uma das melhores do País e esse cenário próspero e de estabilidade reflete na atração de novas empresas, geração de empregos e qualidade de vida. Para permanecer no topo, há muito trabalho sendo realizado nos bastidores, como o dos auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda. No 1º semestre deste ano, por exemplo, ultrapassamos a marca dos R$ 21 bilhões arrecadados. É por meio destes recursos que garantimos os investimentos em saúde, educação, infraestrutura, segurança e demais serviços públicos prestados.

Talvez você não saiba ao certo como funciona o trabalho dos auditores fiscais, mas a verdade é que o nosso Estado tem hoje um quadro fiscal que é exemplo para o Brasil – contamos com um time de especialistas que são referência em fiscalização e monitoramento. E neste mês em que o Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina (Sindifisco/SC) completa 34 anos de atuação, nada mais merecido do que valorizarmos o papel fundamental dos auditores para a economia catarinense. Afinal, a atividade do Fisco vai além da arrecadação de impostos, do controle, da fiscalização e auditoria.

O trabalho do auditor fiscal reflete em receita e desenvolvimento para o Estado, contribui para a geração de empregos, promove o crescimento do agronegócio e do comércio nos portos, combate a concorrência desleal, sonegação e corrupção, fazendo com que Santa Catarina seja um ambiente seguro para se investir e prosperar. Somos destaque ainda pelos sistemas de vanguarda e projetos de tecnologia e fiscalização implementados pela SEF/SC, como a Nota Fiscal Eletrônica e o aplicativo Malhas Fiscais, ferramentas essenciais no combate à sonegação.

O Sindifisco/SC tem muito orgulho do trabalho desempenhado pelos auditores fiscais da receita estadual e, ao longo desses 34 anos, tem crescido e se fortalecido juntamente com a carreira. Seguimos firmes no compromisso de valorizar e buscar cada vez mais melhorias para otimizar o trabalho, com resultados tão importantes para o Estado. Nesse sentido, o Sindicato realiza treinamentos e capacitações contínuas para a carreira – neste ano já foram 8 cursos ministrados.

Os auditores fiscais estão ao lado dos catarinenses, somos parceiros e trabalhamos sério pela construção de uma Santa Catarina cada vez melhor.

José Antônio Farenzena, auditor fiscal e presidente do Sindifisco/SC – Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina

sindifisco@sindifisco.org.br

Jornal ND – Edição impressa de 22/10/2022