Se no primeiro semestre o Tesouro do governo catarinense contabilizou um alívio no caixa, o segundo semestre promete ser bem melhor. É o que sinaliza a arrecadação do Estado em agosto, que cresceu 9,4% frente ao mesmo mês do ano passado. No período de janeiro a agosto, as receitas estaduais cresceram 8% em relação aos mesmos meses de 2016, informou o secretário da Fazenda em exercício, Renato Lacerda.

No primeiro semestre, SC registrou alta de 6% na arrecadação frente ao ano anterior, o que mostra uma consistência no crescimento econômico estadual. Os números incluem os valores obtidos com o ICMSIPVA, ITCMD (imposto sobre herança), taxas estaduais e repasses da União.

– Estamos satisfeitos, mas precisamos focar não só na arrecadação, mas na gestão dos gastos. Não adianta a arrecadação subir um pouco e abandonarmos a austeridade – alerta Renato Lacerda.

Além do crescimento das receitas com impostos, taxas e transferências, a Fazenda conta com a arrecadação do programa de recuperação de dívidas, que rendeu R$ 105 milhões. Esse recurso será repartido com os municípios e poderes e a parte do Estado será usada para provisionar o 13º salário do final do ano e para os serviços de saúde e segurança.

Conforme Renato Lacerda, um destaque foi o varejo. A arrecadação do setor aumentou 18,8% no mês passado em função de ações de fiscalização realizadas pelos grupos Graf, que fazem ações especiais de diversos setores.

O secretário tem razão ao alertar sobre a necessidade de manter a austeridade nos gastos pelo governo. Afinal, o Estado enfrenta grave falta de recursos para saúde e segurança. São desafios que precisam ser equacionados com a maior brevidade possível porque a população tem direito a serviços de qualidade.

 

Via DC – Coluna Estela Benetti