setor de supermercados cresce menos que o esperado

BANGKOK, THAILAND - MARCH 16,2017 : Aisle view of a MAXVALU SUPERMARKET on FEB 24,2017. MAXVALU SUPERMARKET is Supermarkets are open 24 hours

Na avaliação do Sindifisco – Sindicato dos Fiscais da Fazenda de SC, a arrecadação de agosto foi muito bem, considerando crescimento aproximado de 8% no ICMS e 7,5% no geral. Foi superior quase 2% em relação a julho de 2020.

“O resultado é bastante positivo, considerando a situação. Ainda abaixo da meta anual, mas com possibilidade de atingimento da arrecadação de 2019 ou até de ultrapassar”, avalia o presidente do Sindifisco SC, José Antônio Farenzena.

O presidente destaca que a atuação do Fisco se manteve apesar da pandemia, com ênfase em inteligência fiscal, monitoramento e orientação. Os setores em destaque pelo desempenho positivo são supermercados, redes de varejo, material de construção, medicamentos e telecomunicações. Ainda negativos estão os de combustíveis e energia elétrica.

“Importante lembrar que o que movimenta a economia é a renda das famílias. Por conta disso a diminuição do auxílio emergencial deverá trazer impactos, mas não tão grandes porque Santa Catarina ainda tem a menor taxa de desemprego do país”, completa.
Apenas Santa Catarina e o Distrito Federal têm mais gente com carteira assinada do que recebendo o auxílio. Em SC a proporção é 0,78/1 e no DF é de 0,96/1.

*Assessoria de Comunicação Sindifisco