centro floripa foto diorgenes pandini 5 3

Santa Catarina registrou em outubro retração de 2,3% no volume de serviços frente ao mês anterior, na série com ajustes sazonais pesquisada pelo IBGE. Foi a segunda queda consecutiva após recuo de 0,1% em setembro e alta de 0,4% em agosto, na mesma comparação. Essa retração do ritmo do setor tem como causa principal a alta da inflação acumulada em cerca de 10% em 12 meses. 

Na comparação com outubro do ano passado, o setor, no Estado, cresceu 5,5%, no acumulado do ano registrou a quinta maior alta do país, 15,3% e, nos últimos 12 meses avançou 13,4%.

A média nacional foi recuo de 1,2% em outubro frente a setembro, alta de 7,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, crescimento de 11% no ano e de 8,2% em 12 meses.

Em Santa Catarina, o grupo de serviços para as famílias cresceu 8,7% em outubro na comparação com o mesmo mês de 2020, os serviços de comunicação e informação avançaram 11,8% e os transportes, 9%. As quedas foram nos serviços profissionais administrativos e complementares (-12,1%) e em outros serviços (-0,1%).

A atividade turística no Estado, em volume, recuou 2% em outubro frente a setembro, cresceu 17% em relação a outubro de 2020 e no acumulado do ano subiu 16,5%, em variações abaixo da média nacional.

Além da alta da inflação, a alta base de comparação em relação ao ano passado também pesou para o recuo do setor. Entre os serviços que ficaram mais caros em outubro estão a telefonia fixa, que teve alta de 7,33%, e serviços profissionais oferecidos por empresas, entre outros. O efeito positivo da vacinação contra a Covid 19, que está permitindo às pessoas saírem mais de casa, apareceu na nova alta dos serviços prestados às famílias, em especial hotéis e restaurantes. 

Para novembro e dezembro, os números do IBGE devem trazer mais impactos da inflação, embora com o impulso maior das vendas de final de ano. 

Via NSCtotal – Coluna Estela Benetti