Entre os indicadores que mostram uma maior consistência da retomada gradual do crescimento econômico de Santa Catarina e do país está o crescimento das importações, principalmente de matérias-primas. Com cinco portos, o Estado é um termômetro da aceleração das compras no exterior porque passam por esses terminais não só cargas ao mercado catarinense como para outros Estados. No período de janeiro a julho, as importações por SC atingiram US$ 6,9 bilhões, com crescimento de 23,4% frente aos mesmos meses do ano passado. No mesmo período, o Brasil importou US$ 83,9 bilhões, 7,2% mais que de janeiro a julho de 2016.

No mês passado, as importações por SC tiveram um salto de 27,6% frente ao mesmo mês de 2016 e de 3% na comparação com o mês anterior, junho. O total do Brasil, em julho, foi bem menor, alta de 6,1%.

A maioria da pauta catarinense de importação sinaliza retomada da produção industrial e fase mais promissora da economia. No período de janeiro a julho, os itens mais comprados lá fora foram cobre refinado, com alta de 18,2% frente aos mesmos meses de 2016, polímeros de etileno (14,1%), fios de filamento sintéticos (37,4%) pneus de borracha (109%), partes e acessórios para veículos (40,1%), revestimentos de ferros laminados planos (207,4%), fios e fibras sintéticas (43,3%), vestuário e acessórios de borracha (38,9%).

Como o dólar está mais baixo que o desejável para diversos setores econômicos do Estado, alguns começam a registrar mais importações. Um exemplo foi a importação de roupas para dormir e roupões, com alta de 211,4%, vindas da China.

 

Via DC – Coluna Estela Benetti